domingo, 4 de setembro de 2011

Da Arte Educação musical

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Campus Guarulhos

Disciplina: Fundamentos Teórico Práticos do ensino da Arte
Professora Responsável: Margaret Arroyo

Aluna: Cristilene Carneiro da Silva
Nº matrícula: 50043
Curso de Filosofia – Noturno

Avaliação Final sobre o RCNEI e o PCN

SÃO PAULO
02/07/2010

Questão I


A música é utilizada pelos professores principalmente para desenvolver afetos, despertar sensibilidades e auto conhecimentos sobre os alunos, a fim de que estes expressem suas composições e dialoguem, numa comunicação indireta, com as matérias a serem aprendidas. Já trabalhei com algumas atividades musicais em sala de aula enquanto professora e diretora de teatro, e realmente o efeito trazido pela música é muito evidente nos resultados obtidos.
Na Proposta Curricular Nacional, a musica aparece como objeto de comunicação e expressão por meio de interpretações, improvisos e criatividades dadas em aula. A prática da música é de importância infinita quando se trata de apreender o conhecimento dado. Pois é por meio da memória auditiva e até corporal que se engaja a música à apreensão dos conteúdos. A produção é essencial, os alunos com quem trabalhei também interpretavam algumas músicas sob a forma de “clipes” e “dublagens”, utilizando toda as suas gamas de capacidades criadoras a fim de se expressar, e o momento de responder à eles sobre as apresentações era quando os mesmos mais ouviam as informações que eu almejava passar. Assim o conhecimento cria uma característica de troca, de fruição sobre quaisquer assuntos, e não necessariamente somente sobre a música. Por isso citei também a aprendizagem desta outra arte, o teatro, também como instrumento de ensino.
A apreciação musical vem juntamente com o interesse que é despertado ou não no aluno, conforme dispões o PCN. Se cada criança mantiver interesses diferentes e gostos distanciados, é importante o respeito e motivação à tais conhecimentos, dispondo sempre as variedades de qualidades do mesmo. Essa apreciação virá com a prática também, pois somente na produção ou audição obtemos resultados fatídicos que revelem o comportamento das crianças. É interessante também ressaltar a necessidade de mostrar o leque de possibilidades musicais, e suas perspectivas históricas e culturais.
Pois é por meio da cultura e da história que os registros se processam e expandem. A aprendizagem, em si, já se refere ao passado e suas circunstâncias. Se não fossem os mesmos, a própria música não nos estaria disponíveis hoje.




Questão II


Além do papel da música enquanto produto de conhecimento e expressão, no RCNEI encontramos na música também a função transformadora, que forma hábitos e culturas. Essa relevância na música é inclusive sociológica, pois o disciplinamento por meio da música está totalmente ligado com a formação do gosto e dos comportamentos mais gerais.
O potencial trazido pelo que os alunos ouvem hoje em dia, por exemplo, é historicamente um marco e revela as relações inter culturais que a própria sociedade agrega e expressa por meio das crianças. O hip hop estudado em sala de aula, por exemplo, é um forte elemento que significa inúmeros sintomas comportamentais. Bem como também podemos formar um cultivo específico de música estudada em sala de aula, como a história da música clássica, por exemplo. Sendo, portanto, mais uma questão de escolha do que qualquer outra atitude.
Aqui entramos no âmbito do disciplinamento: o professor pode receber os gostos musicais dos alunos, e pode instrui-los com os seus ou de outrem. A questão é a maneira como essa troca se dá, em sala de aula. É aqui que entra algumas práticas e exercícios de memorização não somente para apreender outra matérias como inclusive para apreender a própria música, caso ela seja uma novidade para quem a ouve. Práticas essas que vão desde exercícios rítmicos, de percurssão corporal, até atividades memoráticas e repetitivas para a apreensão.
Assim, estabelecidos os vínculos entre professor, música e aluno, o referencial se emancipa e adere inclusive uma identidade nacional, uma particularidade que dispões a educação à um mesmo objetivo: utilizar-se do que é próprio da cultura, local ou universal como a música, para passar conhecimentos e valores de gerações em gerações.

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